Dúvidas e Respostas

 

 

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Posso gerar vendas por planilha?

Sim. Para facilitar a criação de suas vendas com muitos ítens você pode importar uma planilha. A planilha pode ser simples, contendo apenas os itens vendidos com código e quantidade, ou completa com múltiplas vendas, preços e dados do Cliente. Utilize os modelos de planilha do Sistema.

Como gerar automaticamente uma Atividade para o vendedor?

Por exemplo, ao enviar uma Proposta ou entregar um Pedido ao Cliente, o Sistema pode agendar uma Atividade para acompanhamento da venda e encaminha-la ao vendedor. Utlize o recurso de agendamento no Cadastro de Situações da Proposta e do Pedido de Venda. Em caso de dúvidas ligue para o Suporte.

É possível ajustar o estoque a partir de uma planilha de contagem?

Sim. Acesse no Estoque o programa Ajuste do Estoque. Clique em Gerar para criar a planilha onde será informada a contagem. Clique em Importar para carregar a planilha e visualizar as diferenças encontradas antes de gerar os lançamentos de ajuste. Utilize os modelos de planilha do Sistema.

Posso transferir os clientes de um vendedor para outro?

Sim. Acesse em Utilitários a opção Transferir Clientes de um vendedor. Selecione os filtros desejados e Atualize. Em caso de dúvidas ligue para o suporte.

Tem como alterar o tamanho da fonte dos produtos no Danfe?

Sim. Altere o tamanho da fonte na Configuração da NF-e. Lembrando que quanto maior a fonte, menos itens são impressos por página.

Posso cadastrar um cliente com informações do Sintegra?

Sim. No cadastro do cliente, fornecedor ou transportadora, informe o CNPJ e clique no botão Sintegra ao lado do campo.

Para copiar os dados consultados para o cadastro clique em Atualizar.

Consigo consultar o endereço pelo Cep?

Sim. Informe o cep e clique em pesquisar ao lado do campo. 

Para copiar os dados consultados para o cadastro clique em Atualizar.

Posso bloquear vendas para um cliente com restrição?

Sim. No cadastro do cliente na aba controle de crédito defina os parâmetros da restrição e desmarque a opção Libera cliente com restrição na configuraçao do usuário. Em caso de restrição a transação poderá ser liberada por senha.

Como controlar a antecipação financeira de um pedido de a venda?

A antecipação deve ser informada no Pedido de Venda. O sistema gera um documento a receber no financeiro referente a antecipação. No momento do faturamento, se a antecipação foi recebida, o sistema irá abater o valor antecipado do total a receber da venda.

Como clonar um produto?

Selecione o produto que será clonado, clique no botão clonar produto e informe o novo código. Somente os dados cadastrais são clonados.

Como o comercial visualiza os avisos cadastrados no cliente?

Na configuração de vendas marque a opção "Exibir observações do cliente na proposta, pedido e NF-e". 

Ao selecionar o cliente no suporte a vendas, propostas, pedidos e NF-e o aviso será exibido.

Quantos contatos posso cadastrar em um cliente?

Temos 3 contatos em dados principais, 3 contatos em dados de entrega e 3 contatos em dados de cobrança.

Clicando no botão "Mais" ao lado do contato 1 o usuário pode inserir quantos contatos precisar,  com cargo, telefones, e-mail e aniversário.

Consigo criar um programa de Fidelização de clientes por pontos?

Sim. Ative na configuração de Vendas a opção Fidelização de clientes por pontos e defina os parâmetros de pontuação.

Ao comprar e pagar o cliente acumula pontos que podem ser convertidos em descontos.

É possível faturar um pedido de venda somente após a aprovação?

Sim. Na configuração de vendas marque a opção "Habilitar aprovação do pedido". É possível ter até 2 aprovações para liberação de um pedido para faturamento.

Como alterar o status de um pedido de venda?

Em Vendas acesse "Situações do pedido de venda" e cadastre todas as Situações possíveis para um pedido.

Ex: Aguardando aprovação, aprovado, não aprovado, em separação, separado, em trânsito, entregue e outros...

No pedido de venda ou no programa "Alterar Situação do pedido" o usuário atualiza a informação.

É possível configurar para o sistema alterar o status automaticamente a partir de um processo executado.

Além disso o sistema pode enviar e-mail ou gerar Atividade no módulo CRM.

O sistema avisa se um cliente deixou de comprar um produto?

Sim. É só ativar a "Proatividade" na configuração de vendas.

Informe o período de formação do mix de compra do cliente e de análise das vendas.

Ex: Produtos comprados nos últimos 120 dias (mix de compra) comparado aos comprados nos últimos 30 dias.

No "Suporte a vendas" e no relatório de "Proatividade" o sistema exibe os produtos que deixaram de ser comprados e a informação ainda pode ser enviada por e-mail ao vendedor.

É possível fazer a separação de um pedido de venda pelo Sistema?

Sim. Em Vendas acesse "Separação de pedido".

A conferência pode ser feita com a leitura do código de barras do produto (checkout)  ou por digitação.

O sistema indica os produtos que estão sendo separados e o saldo a separar.

A classificação de lotes também ser feita na separação do pedido.

O sistema atualiza o preço de venda do produto?

Sim. Em Vendas acesse "Gestão de Preços".

Configure o preço que será a referencia para o cálculo do preço de venda (ex: custo médio), cadastre os custos fixos e variáveis e a margem de lucro.

A cada alteração de custo do produto o sistema atualiza o preço de venda.

Consigo analisar a lucratividade de uma venda?

Sim. Uma opção é no relatório de lucratividade no módulo de Vendas. 

Outra é visualizar a lucratividade na proposta ou no pedido de venda. Na digitação dos ítens, após informar a quantidade, acione a tecla F1 e será  exibida lucratividade de cada produto e do total da venda.

Posso bloquear a venda de um produto?

Sim. É possível bloquear produtos, clientes e fornecedores usando a função "Inativar" do cadastro.

Outros bloqueios também podem ser configurados no cadastro do usuário.

A comissão pode ser calculada apenas sobre o que foi recebido?

Sim. Temos 3 opções. Calcular a comissão a partir dos pedidos de venda, das notas emitidas ou dos documentos recebidos no financeiro. A opção é feita no relatório ou na consulta de comissões. 

O percentual de comissão pode ser informado no vendedor, produto, proposta, pedido ou na NF-e.

As devoluções de vendas são exibidas no relatório de comissões?

Sim. Ao gerar o relatório de comissões a opção "Exibir devoluções" deve estar marcada.

O sistema demonstra as notas devoluções no período selecionado, mas não deduz da comissão do vendedor.

Como fazer uma proposta de venda e enviar ao cliente?

É bem simples. Configure o logo no cadastro da empresa e o modelo da proposta. (são 7 modelos).

A proposta pode ser impressa, enviada por e-mail ou WhatsApp e o PDF fica armazenado na pasta de Propostas.

Como funciona a emissão de NF-e?

A nota pode ser gerada a partir de um pedido de venda, por digitação ou importando uma planilha Excel.

Antes de gerar a NF-e o usuário pode auditar a nota e pré-visualizar o danfe.

O Sistema gera o danfe e envia o XML, PDF  e Boleto para o cliente.

Posso emitir NF-e sem pedido de venda?

Sim. É só não informar o número do pedido e inserir os produtos clicando no botão "Inserir ítens". Utilizado nas notas de remessa, retorno e devolução.

Como enviar as notas para a contabilidade?

Acesse em Utilitários a opção Envio de XML para a contabilidade. Informe o mês e ano e clique em enviar.

O sistema é integrado com a tabela IBPT De olho no imposto?

Sim. Crie uma conta no site https://deolhonoimposto.ibpt.org.br onde será gerado um token para consulta. Este código deve ser informado na Configuração da NF-e.

Para integrar acesse em Utilitários a opção Integrar produtos com tabela IBPT.

 

O sistema emite boleto bancário?

Sim. Além do boleto bancário o sistema pode gerar recibo e fatura. Os boletos podem ser impressos ou enviados automaticamente por e-mail.

 

Consigo enviar o boleto bancário junto com a  NF-e?

Sim. No cadastro de Tipos de Documento marque a opção "Envia boleto de cobrança por e-mail com a NF-e".

Ao utilizar este Tipo de Documento na NF-e os boletos serão anexados e enviados junto com o XML e o Danfe.

Consigo enviar aviso de cobrança por e-mail aos clientes?

Sim. Acesse Configurações de e-mail, configure a conta de e-mail do financeiro que enviará os avisos e os textos do e-mail.

Para enviar acesse no financeiro a Consulta de documentos a receber, selecione os filtros, clique no botão e-mail, marque os clientes e clique em enviar. O envio fica registrado em ocorrências do documento.

Obs. Alguns servidores de e-mail podem bloquear temporariamente o envio quando são disparados muitos e-mails de uma vez. A dica é enviar em etapas.

O sistema emite Cupom Fiscal?

Sim. O CS LOJA emite o Cupom Fiscal SAT integrado à retaguarda e pré-venda e é compatível com todos equipamentos SAT homologados pela Sefaz SP.

Como emitir um relatório gerencial de vendas?

No módulo de Vendas temos mais de 20 tipos de relatórios. Acesse em Vendas a opção "BI - Análise e gráficos de Vendas.

Consigo gerar uma Atividade para outro usuário?

Sim. Clique em Atividades na barra superior, em Agendar e informe o destinatário.

As Atividades são exibidas no acesso ao sistema ou no botão Atividades.

Como fazer o download de um XML de compra?

Em Compras acesse "Manifesto e Download da NF-e destinada".

Selecione o documento, confirme a operação e faça o download do arquivo.

Posso dar entrada da NF-e de compra e do CT-e pelo XML?

Sim. Esta opção elimina a digitação. Apenas na primeira compra é feito o relacionamento do código do produto do fornecedor com produto do estoque. A partir dai é automático. 

O arquivo XML da NF-e e do CT-e devem estar na pasta XML COMPRAS.

Como emitir uma nota de entrada de importação?

A forma mais simples é importar o arquivo XML padrão NF-e gerado pelo aduaneiro.

Acesse em Vendas a opção Carga de XML para NF-e de importação.

O arquivo XML deve estar na pasta XML IMPORTAÇÃO.

O Sistema tem controle de lote e validade?

Sim. Para ativar o controle de lote é só marcar a opção no cadasto do produto, na aba estoque. O lote deve ser informado na entrada e saída do produto.

Após a compra o lote deve ser cadastrado no Módulo de Estoque. A entrada do lote pode ser automática se informada no XML da NF-e de compra.

Na saída o lote é selecionado na Separação do Pedido de Venda ou na Emissão da NF-e.

É possível definir o que cada usuário pode acessar no sistema?

Sim. Configure o acesso aos módulos, programas e recursos do Sistema. As ações ficam registradas no log do usuário.

Consigo enviar um comunicado aos clientes por e-mail?

Sim. Acesse Configurações e E-mail para configurar a conta de e-mail de "Avisos".

Para enviar acesse em Vendas e Emissões a opção Avisos por e-mail. Selecione os filtros, clique em e-mail, informe o assunto e o texto, marque os clientes e clique em enviar. 

Obs. Alguns servidores de e-mail podem bloquear temporariamente o envio quando são disparados muitos e-mails de uma vez. A dica é enviar em etapas.

Como criar uma planilha com o e-mail dos clientes?

Acesse em Vendas/Emissões a opção Exportar e-mail.

Selecione os filtros de cliente, o formato em que o arquivo será gerado, o caminho e clique em gerar.

Como é a integração do estoque e financeiro com compras e vendas?

Resumindo é assim. Ao gerar um pedido de compra o sistema faz a encomenda do produto no estoque gerando um estoque futuro. Na entrada da compra o sistema baixa a encomenda, faz o lançamento de entrada no estoque, atualiza o custo do produto e provisiona o contas a pagar. Ao baixar o pagamento é gerado um lançamento na conta movimentada.

 

Ao gerar um pedido de venda o sistema faz a reserva do produto no estoque tirando do estoque disponível. Na saída da venda o sistema baixa a reserva, faz o lançamento de saída do estoque e provisiona o contas a receber. Ao baixar o recebimento é gerado um lançamento na conta movimentada.

Como é a integração com a Ordem de Produção?

A Ordem de Produção é indicada para quem monta ou transforma produtos.

O produto acabado é relacionado a um processo onde são cadastrados todos os componentes que formam o produto.

A OP pode ser gerada a partir de um pedido de venda ou para abastecer o estoque.

Ao empenhar uma OP o produto acabado é encomendado ao estoque gerando um estoque futuro e seus componentes são reservados saindo do estoque disponível.

Ao finalizar uma OP o sistema faz a entrada do produto acabado no estoque e a saída dos componentes consumidos na produção. 

Como imprimir várias Ordens de Produção de uma vez?

No Módulo de Produção acesse Consulta/Relatórios e Ordem de Produção.

Selecione os filtros e clique em Imprimir OP. Agora é só selecionar as OP´s que serão impressas.

Posso inserir imagens e documentos na Ordem de Produção?

Sim. Acesse o cadastro do Processo e clique em Anexar Documentos.

Para imprimir os documentos na OP marque a opção "Incluir documentos na impressão da OP.

Consigo controlar Ordem de Serviço pelo Sistema?

Sim. Acesse o Módulo de Serviços cadastre Peças, Tipos de Atendimento, Técnicos, Situações da OS, Contratos e Equipamentos e gere Ordens de Serviço e Orçamentos. Integrado com Estoque, Vendas e Financeiro.

Posso acessar o sistema remotamente?

Sim. O sistema é instalado no servidor do cliente ou em servidor virtual contratado pelo cliente (Amazon, Azure...)

Para acesso remoto ao sistema instalado no servidor do cliente, crie uma conexão VPN ou configure o acesso à área de trabalho remota do Windows. A partir daí seu dispositivo poderá se conectar ao servidor.

Esta configuração é feita pelo pessoal de TI do cliente.