FAQ Suporte

 

Tire suas dúvidas rapidamente com as perguntas e respostas frequentes dos usuários do Corp Solutions

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É possível consultar um cliente no Sintegra?

Sim. No cadastro do cliente, fornecedor ou transportadora, informe o CNPJ e clique no botão Sintegra ao lado do campo.

Para copiar os dados consultados para o cadastro clique em Atualizar.

Consigo consultar o endereço pelo Cep?

Sim. Informe o cep e clique em pesquisar ao lado do campo. 

Para copiar os dados consultados para o cadastro clique em Atualizar.

Posso bloquear vendas para um cliente com restrição?

Sim. No cadastro do cliente na aba controle de crédito defina os parâmetros da restrição e desmarque a opção Libera cliente com restrição na configuraçao do usuário. Em caso de restrição a transação poderá ser liberada por senha.

Como controlar uma antecipação de venda no financeiro?

A antecipação deve ser informada no Pedido de Venda. O sistema gera um documento a receber no financeiro referente a antecipação. No momento do faturamento, se a antecipação foi recebida, o sistema irá abater o valor antecipado do total a receber da venda.

Como clonar um produto?

Selecione o produto que será clonado, clique no botão clonar produto e informe o novo código. Acesse o novo produto para alterar. Somente os dados cadastrais são copiados.

Como o comercial visualiza os avisos cadastrados no cliente?

Na configuração de vendas marque a opção "exibir observações do cliente na proposta, pedido e NF-e". 

Ao selecionar o cliente no suporte a vendas, propostas, pedidos e NF-e o aviso será exibido.

Quantos contatos posso cadastrar em um cliente?

Temos 3 contatos em dados principais, 3 contatos em dados de entrega e 3 contatos em dados de cobrança.

Clicando no botão "Mais" ao lado do contato 1 o usuário pode inserir quantos contatos precisar,  com cargo, telefones, e-mail e aniversário.

Consigo criar um programa de Fidelização de clientes por pontos?

Sim. Ative na configuração de Vendas a opção Fidelização de clientes por pontos e defina os parâmetros de pontuação.

Ao comprar e pagar o cliente acumula pontos que podem ser convertidos e descontos.

É possível liberar um pedido de venda somente após a aprovação?

Sim. Na configuração de vendas marque a opção "Habilitar aprovação do pedido". É possível configurar até 2 aprovações para liberação de um pedido.

Como alterar o status de um pedido de venda?

Em cadastros acesse "Situações do pedido de venda" e cadastre todos os status possíveis de um pedido.

Ex: Aguardando aprovação, aprovado, não aprovado, em separação, separado, em trânsito, entregue e outros...

No pedido de venda ou no programa "Alterar situação do pedido" o usuário atualiza a informação.

É possível configurar para o sistema alterar o status a partir de um processo executado.

Além disso o sistema pode enviar um e-mail ou gerar um recado no módulo de atendimento.

Ex:  Pedido 876777 liberado para separação.

O sistema avisa se um cliente deixou de comprar um produto?

Sim. É só ativar a "Proatividade" na configuração de vendas.

Informe o período de formação do mix de compra do cliente e de análise das vendas.

Ex: Produtos comprados nos últimos 120 dias (mix de compra) comparado aos comprados nos últimos 30 dias.

No "Suporte a vendas" e no relatório de "Proatividade" o sistema exibe os produtos que deixaram de ser comprados. Esta informação ainda pode ser enviada por e-mail ao vendedor.

É possível fazer a conferência e expedição de um pedido de venda?

Sim. Em Vendas acesse "Expedição de pedido".

A conferência pode ser feita com a leitura do código de barras do produto (checkout)  ou por digitação.

O sistema indica os produtos que estão sendo separados e o saldo pendente.

A classificação de lotes do produto pode ser feita na expedição do pedido.

O sistema calcula o preço de venda do produto?

Sim. Em Vendas acesse "Gestão de Preços".

Configure qual preço será a referencia para cálculo do preço de venda (ex: custo médio), cadastre os custos fixos e variáveis e a margem de lucro.

A cada alteração de custo do produto o sistema atualiza os preços de venda.

Consigo ver a lucratividade de uma venda?

Sim. Uma opção é no relatório de lucratividade no módulo de Vendas. 

Outra é visualizar a lucratividade na digitação da proposta ou do pedido de venda. Na digitação dos ítens, após informar a quantidade, acione a tecla F1 e será  exibida a margem de lucro de cada produto e do total da venda.

Posso bloquear a venda de um produto?

Sim. É possível bloquear produtos, clientes e fornecedores usando a função "Inativar" do cadastro.

Outros bloqueios também podem ser configurados no cadastro do usuário.

A comissão pode ser calculada apenas sobre o que foi recebido?

Sim. Temos 3 opções, calcular a comissão a partir dos pedidos de venda, das notas emitidas ou dos documentos recebidos. A opção é feita na geração do relatório ou na consulta de comissões. 

O percentual de comissão pode ser informado no cadastro do vendedor, no produto, no pedido de venda ou na NF-e.

As devoluções de vendas são exibidas no relatório de comissões?

Sim. Ao gerar o relatório de comissões a opção "Exibir devoluções" deve estar marcada.

O sistema demonstra as notas de devolução de vendas no período selecionado, mas não deduz da comissão do vendedor.

Como fazer uma proposta de venda e enviar ao cliente?

É bem simples. Configure o logotipo no cadastro da empresa e o modelo da proposta (são 7 modelos).

A proposta pode ser impressa ou enviada por e-mail e o PDF fica armazenado na pasta de Propostas.

Ao aprovar uma proposta o sistema gera automaticamente o pedido de venda.

Ao baixar uma proposta o usuário seleciona um dos motivos de baixa cadastrados.

A informação está disponível o relatório de propostas no módulo de Vendas.

Como funciona a emissão de NF-e?

É bem simples. A nota pode ser gerada a partir de um pedido de venda ou por digitação.

Antes do envio da NF-e para a Sefaz o usuário pode auditar a nota e pré-visualizar o danfe.

Assim que autorizada o sistema imprime o danfe e envia o XML e o PDF aos e-mails cadastrados no cliente.

Os arquivos são organizados em pastas ano e mes.

Posso emitir NF-e sem pedido de venda?

Sim. É só não informar o número do pedido e inserir os produtos clicando no botão "Inserir ítens" na parte inferior.

Utilizado nas notas de remessa, retorno e devolução.

Como enviar as notas para a contabilidade?

Acesse em Utilitários a opção Enviar XML e documentos para a contabilidade.

Informe o mês e ano e clique em enviar.

O sistema é integrado com a tabela IBPT De olho no imposto?

Sim. O primeiro passo é consultar a contabilidade sobre a obrigatoriedade da informação.

A empresa deve criar uma conta no site https://deolhonoimposto.ibpt.org.br onde será gerado um código de token para consulta. Este código será cadastrado no sistema em Configuração da NF-e.

 

Para integrar acesse em Utilitários a opção Integrar produtos com tabela IBPT.

O NCM será atualizado com o percentual para cálculo do valor aproximado dos tributos da Lei 12.741/12 e a informação constará na NF-e, NFS-e e no ECF-SAT. Lembrando que estes valores não estão relacionados aos impostos da nota e sim a uma carga tributária aproximada que deve ser informada ao consumidor final.

 

Dica. Para atualizar a tabela de um NCM novo, clique no botão Consulta tabela IBPT ao lado do código.

O sistema emite boleto bancário?

Sim. Além do boleto bancário o sistema pode gerar recibo e fatura.

Os boletos podem ser impressos ou enviados em PDF por e-mail.

Para o registro da cobrança no banco deve ser enviado o arquivo de remessa. 

O banco disponibiliza diariamente um arquivo de retorno com todos os movimentos da cobrança.

Processando o retorno no sistema, todos os recebimentos e outras ocorrências são atualizados automaticamente.

Importante lembrar. Como padrão os bancos pedem que antes de gerar o primeiro boleto em produção, sejam gerados boletos de teste para homologação. Nossa equipe de suporte está a disposição para ajudar.

Consigo enviar o boleto bancário junto com a  NF-e?

Sim. No cadastro de Tipos de Documento crie uma opção "Boleto de cobrança automático" e marque o campo "Envia boleto de cobrança por e-mail com a NF-e".

Ao utilizar este Tipo de Documento na NF-e, os boletos serão anexados e enviados junto com o XML e o Danfe.

Consigo enviar aviso de cobrança por e-mail aos clientes?

Sim. Acesse Configurações de e-mail, configure a conta de e-mail do financeiro e o textos de aviso para documentos vencidos e a vencer.

Para enviar acesse no financeiro a consulta de documentos a receber, selecione os filtros, clique no botão e-mail, marque os clientes e clique em enviar.

O envio fica registrado nas ocorrências do documento.

 

Obs. Alguns servidores de e-mail podem bloquear temporariamente a conta de envio quando são disparados muitos e-mails de uma vez. A dica é enviar em etapas.

O sistema emite cupom fiscal?

Sim. O CSLOJA emite o cupom fiscal SAT e é totalmente integrado à retaguarda. Com estoque, financeiro e pré-venda.

Compatível com todos equipamentos SAT homologados.

Como gerar um relatório gerencial de vendas?

No módulo de Vendas temos mais de 20 tipos de relatórios.

Acesse em Vendas a opção "BI - Análise e gráficos de Vendas.

A análise pode ser feita por cliente, produto, vendedor, região, estado e ramo de atividade.

Em cada opção podem ser combinados vários tipos de relatório e todos podem ser exportados para Excel.

Consigo enviar recados para outros usuários do sistema?

Sim. No módulo de Atendimentos use a função Agendar, digite o recado e informe o destinatário.

Ao acessar o sistema ou clicar no botão recados o usuário visualiza e baixa os recados.

Como fazer o download de um XML de compra?

Em Compras acesse "Download e Manifesto da NF-e".

Selecione o documento, confirme a operação e faça o download do arquivo.

Posso dar entrada da NF-e de compra e do CT-e pelo XML?

Sim. Esta opção elimina a digitação. Somente na primeira entrada do produto do fornecedor é feito o relacionamento.

Na entrada pelo XML da NF-e pode ser feito o cadastro do fornecedor e dos produtos.

O XML de compra pode ser baixado pelo sistema acessando "Manifesto e download NF-e destinada" no módulo de Compras.

O arquivo XML da NF-e e do CT-e devem estar na pasta XML COMPRAS.

Como emitir uma nota de entrada de importação?

A forma mais simples é importar o arquivo XML gerado pelo aduaneiro.

Acesse em Vendas a opção carga de XML para NF-e de importação.

O arquivo XML deve estar na pasta XML IMPORTAÇÃO.

Como é feito o controle de lote e validade no sistema?

Para ativar o controle de lote é só marcar a opção Controle de lote e Validade no cadasto do produto, na aba estoque.

Para todo produto controlado deve ser informado o lote movimentado na entrada e na saída.

Na compra o lote é classificado após a entrada da nota na opção Movimentação de lotes no módulo de Estoque. A criação do lote pode ser automática se a informação constar no XML da NF-e de compra.

Na saída o lote é classificado na expedição do pedido de venda ou na emissão da NF-e e feito automaticamente.

É possível definir o que cada usuário acessa no sistema?

Sim. Além de definir o que o usuário acessa as ações ficam registradas no login do usuário.

O "master" também define como cada usuário trabalha no sistema. Clique em "perfil" no cadastro do usuário.

Ex: Limitar desconto, não permitir venda por preço abaixo do mínimo,  alterar comissões, aprovar propostas, pedidos e muitos outros. São mais de 80 configurações.

Consigo enviar um comunicado aos clientes por e-mail?

Sim. As contas de e-mail devem estar configuradas no sistema.

Para enviar acesse em Vendas/Emissões a opção Avisos por e-mail. Selecione os filtros de cliente, clique em e-mail, informe o assunto e o texto, marque os clientes e clique em enviar. 

 

Obs. Alguns servidores de e-mail podem bloquear temporariamente a conta de envio quando são disparados muitos e-mails de uma vez. A dica é enviar em etapas.

 

O sistema envia e-mail de Propostas, Pedidos de Venda,  Logística, Cotações, Pedidos de Compra, Boletos, Avisos de cobrança, Avisos de Proatividade aos vendedores e Comunicado aos Clientes.

Como criar uma planilha com o e-mail dos clientes?

Acesse em Vendas/Emissões a opção Exportar e-mail.

Selecione os filtros de cliente, o formato em que o arquivo será gerado, o caminho e clique em gerar.

Como é a integração do estoque e financeiro com compras e vendasa?

Resumindo é assim. Ao gerar um pedido de compra o sistema faz a encomenda do produto no estoque gerando um estoque futuro. Na entrada da compra o sistema baixa a encomenda, faz o lançamento de entrada no estoque, atualiza o custo do produto e provisiona o contas a pagar. Ao baixar o pagamento é gerado um lançamento na conta movimentada.

 

Ao gerar um pedido de venda o sistema faz a reserva do produto no estoque tirando do estoque disponível. Na saída da venda o sistema baixa a reserva, faz o lançamento de saída do estoque e provisiona o contas a receber. Ao baixar o recebimento é gerado um lançamento na conta movimentada.

Como é a integração com a Ordem de Produção?

A Ordem de Produção é indicada para quem monta ou transforma produtos.

 

O produto acabado é relacionado a um processo onde são cadastrados todos os componentes que formam o produto.

A OP pode ser gerada a partir de um pedido de venda ou para uma reposição de estoque.

Ao empenhar uma OP o produto acabado é encomendado ao estoque gerando um estoque futuro e seus componentes são reservados saindo do estoque disponível.

Ao finalizar uma OP o sistema faz a entrada do produto acabado no estoque e a saída dos componentes consumidos na produção. 

Como imprimir várias Ordens de Produção de uma vez?

No Módulo de Produção acesse Consulta/Relatórios e Ordem de Produção.

Selecione os filtros e clique em Imprimir OP. Agora é só selecionar as OP´s que serão impressas.

Posso inserir imagens e documentos na Ordem de Produção?

Sim. Acesse o cadastro do Processo e clique em Anexar Documentos.

Para imprimir os documentos na OP marque a opção "Incluir documentos na impressão da OP.

Consigo gerar Ordem de Serviço pelo Sistema?

Sim. No Módulo de Serviços cadastre Peças, Tipos de Atendimento, Técnicos, Situações da OS e Equipamentos e gere Ordens de Serviço e Orçamentos. Integrado com Estoque, Vendas e Financeiro.

Posso cadastrar equipamentos e contratos?

Sim. No Módulo de Serviços cadastre contratos e vincule aos equipamentos do cliente.

Acesse a informação na aba Contratos do cadastro do cliente ou em relatórios do Módulo de serviços.

Posso acessar o sistema remotamente?

Sim. O sistema é instalado no servidor do cliente ou em servidor virtual contratado pelo cliente (Amazon, Azure...)

Para acesso remoto ao sistema no servidor do cliente, crie uma conexão VPN ou configure o acesso à área de trabalho remota do Windows. A partir daí seu dispositivo poderá se conectar ao servidor.

Esta configuração é feita pelo pessoal de TI do cliente.